News
Loading...

Acompanhe a Série!

Sci-Fi

Featured Post

Como construir o Guarda-Roupa dos seus sonhos! (Tutorial Completo)

Percebi que há muitas publicações antigas que são boas e decidi repaginar algumas para o BEDA. :3 • • Olar queridos cyberfriends! No t...

Cinco coisas que eu gostaria de ter sabido antes de começar a postar minhas fotos online como modelo!

Cinco coisas que eu gostaria de ter sabido antes de começar a postar minhas fotos online como modelo!

Depois de terminar o texto percebi que as dicas se aplicam a qualquer criador digital, na verdade.
Portanto, seja você aspirante a modelo ou criador digital, sinta-se a vontade para refletir com este texto!

Hoje em dia é super simples tirar fotos e começar a postar como modelo no Instagram ou em qualquer outra rede social na internet. É definitivamente uma das melhores formas de começar a construir sua carreira como modelo, uma vez que "uma boa foto fala mais que mil palavras"! Aliás, toda estrutura que a internet oferece é mais que excelentíssima pra construção de qualquer carreira, uma vez que mantém ali seus registros ao longo do tempo, facilitando que você encontre oportunidades e atraia bastante coisas boas. Também é super fácil começar a gravar vídeos e postar no YouTube, qualquer câmera e celular que você tiver faz este trabalho. E eu gosto bastante dessa acessibilidade que a internet traz para nossas vidas, ajudando na nossa expressão artística, acesso ao conhecimento (ou ao [des]conhecimento, é claro, afinal, é uma ferramenta que dá pra ser utilizada para ambos os lados) e alcance de grandes públicos ou mesmo apenas para uso pessoal. 


Com base nesse contexto, eu acordei inspirada hoje pra compartilhar minha perspectiva sobre a vida de modelo na internet, obviamente, com base na minha experiência pessoal até o momento. Quem acompanha o blog já sabe bem da minha história, mas pra quem tá chegando agora: Olar! Meu nome é Jaqueline e eu posto aqui neste blog desde 2015! Como um dos meus assuntos favoritos é Moda, e também estudei Têxtil & Moda na Universidade de São Paulo, então é natural que começasse a publicar fotografias de looks e consequentemente, me tornar uma modelo na internet. Mas nem sempre isto foi tão claro assim e por isto hoje venho compartilhar aqui no blog cinco coisas que eu gostaria de ter sabido antes de começar a postar minhas fotos online como modelo! Acredito que esta informação pode ajudar quem está começando agora, ou simplesmente, trazer à reflexão algumas informações que não são ditas por ai! Pegue uma xícara de chá e vamos começar!

1. Valorize o seu trabalho! | É comum que no início nem tenhamos tanta consciência dos impactos que nosso trabalho causa na vida das pessoas que nos seguem, ou vejamos muita diferença no que fazemos, principalmente se olharmos para outras pessoas que fazem um trabalho semelhante ao nosso e tem maior popularidade. No entanto, o fato de estarmos ali expondo nosso trabalho e nos posicionando como modelos, já está automaticamente causando um impacto também. Todos nós temos o poder de influenciarmos as pessoas à nossa volta, até mesmo sem estarmos na internet e mesmo fora desse contexto de moda, na realidade, mas aí já é outro assunto. O ponto principal aqui é: saiba que seu trabalho também tem valor, independente da quantidade de números ou pessoas que você alcança. É com base nisto que vejo que muitas lojas aproveitam esta oportunidade para criarem marketing em cima das modelos que estão começando agora, e de fato, não acredito que isto seja algo ruim de fato, mas acho necessário que a modelo saiba que seu trabalho pode e deve ser remunerado, tal qual qualquer outra profissional, afinal, trabalho é trabalho e a loja ganha dinheiro em cima de sua imagem de qualquer forma. Eu já falei aqui no blog sobre o Marketing das Lojas Chinesas na Websfera Fashion Brasileira caso deseje ler mais um pouco sobre um exemplo deste assunto. É legal 'ganhar coisas' no início, mas é algo legal de se refletir à respeito quando se está pensando no longo prazo.

2. Nem todo mundo é seu amigo! E você nem quer que sejam também! | Este ponto foi algo que doeu no meu coração quando eu percebi pela primeira vez, haha! A internet causa essa impressão de proximidade entre as pessoas, principalmente porque você passa a saber mais sobre elas pelo que postam, pelo que gostam e como agem... e quando você começa a publicar o seu trabalho e atrair pessoas interessadas nele, é importante saber que nem todas estas pessoas são suas amigas ou mesmo estão interessadas no seu bem, no seu crescimento. Acredito que pela época em questão que comecei a escrever (lá por 2007), e pela forma como eu levava o blog (totalmente pessoal e só como um hobby, nada de mais e sem ambições), durante bastante tempo, as pessoas que se aproximavam acabavam tornando-se amigos, que inclusive, muitos deles tenho contato até hoje, ou seja, há mais de 10 anos! 

Mas, após um certo período, essa dinâmica mudou (e sempre muda! Conforme vamos crescendo...) e eu não percebia que as pessoas estavam me olhando através da perspectiva de modelo e artista mesmo e não mais como "uma amiga com interesses em comum", por exemplo. Por isso eu rio e brinco com o fato de que me tornei modelo por acaso, porque durante um bom tempo, eu não percebi que as pessoas já me consideravam como tal e como uma artista digital (porque faço muito uso da internet para divulgar meu trabalho) e isto muda todas as coisas, independente dos números. O que eu gostaria de ressaltar com este ponto, não é que você não fará mais amigos, é que muitas das pessoas que se interessarão pelo que você faz - tipo, praticamente 95%! será totalmente por benefício à elas próprias e a maioria serão como "contatos líquidos", ou seja, sem nenhum tipo de vínculo e está tudo bem! O que é, de certa forma, natural, devido às circunstâncias, acredito que muitas pessoas usam as informações na internet apenas por benefício próprio mesmo, assim como também usamos, e está tudo bem. (Desde que não faça mal a ninguém, é óbvio, mas aí é outra história!)

Eu acredito que as pessoas que se dão o trabalho e usam do próprio tempo para prover um bom conteúdo online deveriam ser mais valorizadas, uma vez que isto ainda não é um comportamento popular, mas acredito que um dia chegaremos lá. Geralmente as pessoas só se beneficiam e fim, nem param pra pensar que há alguém ali do outro lado produzindo aquele conteúdo para elas gratuitamente e principalmente quando ainda são pequenos, que não tem suporte nenhum, muito menos patrocínio. 

E outro ponto a ser mencionado, uma vez que destaquei ali em cima, é: você nem vai querer que todos sejam seus amigos também, porque de fato, através de uma tela, você não sabe quem são aquelas pessoas, quais são seus valores, opiniões, pensamentos e pontos de vista. E sim, quando você consume o conteúdo de uma determinada pessoa, automaticamente você começa a absorver alguns pontos de vista dela, portanto, tenham consciência de quem vocês consomem conteúdo também! Não estou dizendo que há uma grande problemática nisto, apenas para terem consciência, uma vez que aprendemos muito mais facilmente por observação/emulação/osmose do que intelectualmente. Sabe aquele dizer que a "experiência própria ensina mais que conselhos"? Então, é isto, você está literalmente absorvendo as experiências de outras pessoas, até mesmo agora neste texto que você está lendo! O que quero pontuar mesmo é a importância de pensar por si próprio. E disto isto, outro ponto que vem a ser relevante é a importância de parar de tentar agradar a todos, uma vez que nem todos agradam a você! 

3. Tenha um propósito. | Não importa a forma como você usa suas redes sociais ou o que queira fazer delas, mas é sempre importante ter um propósito bem definido do que está fazendo. Se você quer publicar fotos, assim como eu fazia no início, apenas por diversão e autoconhecimento também (sim! Porque as fotografias também tem um impacto direto na nossa percepção de si próprio), sem problemas! Quer levar como um trabalho e literalmente fazer uma carreira sobre isto? Sem problemas também! Seja qual objetivo for, é importante que seja claro, uma vez que isto lhe indica automaticamente quais são os melhores passos a serem dados na direção da concretização de seu objetivo. Você pode mudar de objetivo ao longo do tempo, é claro, mas é interessante ter um propósito pra que evite a falta de definição que pode impedir que seu trabalho cresça e atraia oportunidades interessantes para sua vida/carreira. E sim, parece insignificante, mas é algo que muda tudo! Quem é responsável por construir a sua própria estrutura de trabalho na internet é você, e não outras pessoas, e isto tudo é resolvido facilmente com uma definição de propósito que define até mesmo a imagem que você transmite em público.

4. Não tenha medo. | Um dos maiores medos que enfrentei no início, e de fato é algo que ainda enfrento de vez em quando porque sou introvertida, é o medo da exposição. Colocar nosso trabalho em público é simples, mas nem sempre é fácil, uma vez que literalmente estamos nos expondo para todo tipo de pessoas e a gente não sabe quem é que está vendo nosso trabalho, como estamos sendo interpretados e os retornos disso. Ainda mais sabendo que as pessoas tendem a se projetar nos outros, e as figuras públicas obviamente por estarem expostas, são os principais alvos disto, e hoje em dia. isto não é mais exclusividade de grandes celebridades e etc, toda pessoa que posta seu conteúdo na internet, automaticamente, está expondo à público, independente dos números. Então, lidar com suposições baseadas em outros pontos de vista, é algo recorrente e que pode muitas vezes ser positivo e também negativo, por isto é sempre importante lembrar qume você é, quem você determina que é e quem você sabe que é, e que não necessariamente tem de corresponder às visões dos demais sobre você ou agir de certa forma somente porque eles esperam isto de você. Do meio pro fim, os outros são os outros, e você é você, a opinião de quem que pesa mais? A sua é claro! No fim do dia a opinião deles morrem ali, e de quem prevalece junto com você o tempo todo? Apenas a sua! Não permita que a voz de ninguém fale mais alto dentro de si do que a sua própria. Portanto, desenvolva sua autoconfiança de maneira saudável.

E também vale ressaltar que isto funciona de maneira positiva também, afinal, receber bons comentários e carinho das pessoas é algo que também nos faz sentir bem, é legal ver que nosso trabalho, mesmo simples, influencia positivamente na vida das pessoas. De modo geral, é importante fazermos o que gostamos, afinal, risco há em tudo o que fazemos, até mesmo quando saímos na rua, e não existe ninguém melhor que ninguém muito menos perfeito. Tenha certeza, que onde há alguém te julgando, há um grande espelho em frente à esta pessoa, mostrando a ela mesma onde ela falhou ou tem algum problema para consigo mesma, e na maioria esmagadora das vezes, não tem nada a ver pessoalmente com você. Assim como para admirar algo é necessário que tenhamos aquilo dentro de nós mesmos também, do contrário, como que identificaríamos isto?! 

No mais, graças a Deus nunca me aconteceu nada de mais, mas sinto vontade de falar que de maneira muito certa, a maioria das pessoas que podem dedicar seu tempo de vida para fazer alguma maldade direcionada a outra pessoa, seja um comentário maldoso que seja, qualquer pequena ou grande ação, são pessoas extremamente infelizes consigo mesmas e vivem em um sofrimento terrível. Não perca seu tempo, nem deixe de fazer o que gosta e lhe faz bem, por conta dos negativos, um dia eles acordam e percebem que estão desperdiçando tempo de vida precioso com o mal que sempre retorna a eles mesmos. 

5. Dance conforme a música! | Não tenha medo de tentar coisas novas e mudar de ideia! É desta forma que evoluímos na vida e conhecemos coisas novas, novas paixões, novas atividades que podem nos fazer totalmente mudar de vida! Eu vejo especificamente no meio das subculturas, que as pessoas se sentem muito amarradas à um certo tipo de estilo ou atitude porque lhes é esperado aquilo delas, e não tem problemas neste posicionamento caso seja algo que lhe faz bem e você gosta! Mas a partir do momento, que você percebeu que aquilo já não lhe encaixa mais na vida, não há problema algum em deixar isto para atrás e ir atrás de outras coisas que lhe fazem bem! A vida é sobre liberdade e a pior prisão é aquela que impomos sobre nós mesmos. Tente coisas novas, explore seus interesses, sem amarras, não se sinta obrigado a agir de certa forma só para ser aceito, seja você mesmo e as pessoas certas lhe aceitarão e amarão você e seu trabalho exatamente da forma que você é, e não existe liberdade maior que esta! ♥

Agora, antes de finalizar, além do que já compartilhei até agora que serve como conselho também, gostaria de deixar mais algumas palavras que eu gostaria de passar adiante principalmente para as meninas que estão começando agora, independente de serem experiências próprias ou não.

- Cuidado com pseudo-fotógrafos. | Infelizmente, assim como em qualquer profissão, existem muitos "profissionais" que se aproveitam das situações de modelos iniciantes para flertar com elas do que pelo trabalho em si, ainda mais na internet - e percebo que isto ocorre com mais frequência no Instagram por obviamente ser uma rede social mais focada em fotografia. Não vejo problema algum no flerte em si (desde que ele seja saudável), afinal você corresponde se quiser, é claro. Mas saiba que pode acontecer e não precisa ter medo ou raiva disso, afinal, você é linda e maravilhosa, obviamente vão aparecer olhares para você, independente de você apreciar ou não. No entanto, sempre preze por sua segurança! Não combine ensaios fotográficos ou qualquer outro tipo de trabalho com profissionais que você não conhece e muito menos confia apenas para ter fotos bonitas, você nunca sabe qual é a verdadeira intenção deles. Ouça sua intuição e caso tenha interesse em trabalhar com algum fotógrafo que lhe inspirou confiança, leve uma amiga ou combine em algum local público, prezar pela própria segurança nunca é demais e isto vale para qualquer contexto na internet! Só um toque de big-sister. 

- Saiba ouvir críticas. | E ouvir nem sempre significa aceitar se você não quiser! Nem você gosta de todos os tipos de artes e admira todos os trabalhos fotográficos de todo mundo, então, não espere aprovação total de todos com relação ao que você faz. Tem gente que vai querer lhe dar uns toques e críticas construtivas, saiba ouvir, não custa nada! Pode sempre advir algo bom disto que lhe ajudará a melhorar. Lhe garanto que você saberá a diferença entre uma crítica construtiva e uma destrutiva. Caso seja construtiva: ótimo, faça uso do que lhe foi dito se esta for sua vontade! Caso seja destrutiva, ignore! Isto não vale nem mesmo o seu tempo, muito menos sua atenção, não permita que isso cause "eco" na sua mente, afinal, não vai dar resultado nenhum, literalmente nenhum. É importante saber que nem todo mundo vai gostar ou apoiar o que você faz, e está tudo bem! Isto não lhe impede em nada e nem deve lhe parar, se for alguém próximo, afaste-se da pessoa. Se você parar e pensar que nem a Gisele Bündchen que é um exemplo quase que universal de sucesso e faz/fez um trabalho incrível é amada por todos... É importante saber que tem gente que simplesmente ama odiar... E isso não tem nada a ver com você.

- Não se importe tanto. | Eu creio que a gente perde muito tempo tentando fazer tudo perfeito, quando na realidade, a perfeição nem existe. É claro que acredito que é sempre importante darmos nosso melhor com o que temos no momento, isto nos levará a fazer as coisas cada vez melhores, então, pare de se importar demais com pequenos detalhes e foque em fazer o seu trabalho e persistir! O melhor, na realidade, é algo que sempre está por vir, por isto, tudo o que temos no presente, já é mais que suficiente para fazer o melhor agora! E o restante, vem vindo ao longo da jornada! Também não se apegue a querer saber tudo antes de começar, é praticamente impossível dominar tudo desde o início, até mesmo este conhecimento que compartilho aqui agora demorou um tempo até ser concretizado.

- E por fim, se divirta! | Acredito que este é autoexplicativo! Faça o que faz por amor e diversão, nunca esqueça-se de divertir-se afinal, que graça tem continuar fazendo algo que não lhe traz felicidade? Já tem bastante gente no planetinha focando no negativo, não seja mais um deles, foque no positivo e do meio pro fim, o que atrai as coisas boas pra sua vida é mais a sua felicidade genuina e energia do que um trabalho perfeito. Divirta-se! Seja por qual for o motivo que decidir postar suas fotos e sua arte, divirta-se! E boa sorte! Deixa aqui nos comentários o seu trabalho e o que gosta de fazer, bem como seu ponto de vista sobre o que foi dito aqui que vou gostar de ler! 

Agradeço a leitura! Caso tenha se beneficiado do meu conteúdo e deseje apoiar o meu trabalho (que vai além do blog, incluindo vídeos no YouTube e conteúdo em diversas redes sociais), você pode começar compartilhando este post em suas redes sociais, me seguindo no Instagram e no Twitter pra receber atualizações! Caso deseje ir além, aceito apoio financeiro através do Paypal e também propostas profissionais que tenham correlação com meu trabalho, entre em contato! Obrigada pela visita! 

Aviso: Gostaria de aproveitar este texto pra anunciar que de agora em diante, vou dar mais ênfase ao meu trabalho em vídeos, portanto, não haverão postagens aqui no blog! Sempre que necessário o uso deste espaço, assim o farei. Depois de refletir melhor, com a quantidade de coisas que me comprometo a fazer online, acho melhor deixar avisado de antemão pra vocês! Seja como for, me sigam no Twitter e no Instagram pra manterem-se atualizados das minhas demais atividades que estas, é claro, jamais cessarão! Este endereço será desativado em breve e retornaremos ao endereço gratuito mesmo, 4sphyxi4.blogspot.com.br como era antes! Agradeço ao carinho de todos em mais de 5 anos de blog! Deixarei o conteúdo daqui publicado pra que vocês ainda possam usufruir de alguma informação útil! #VidaLongaePróspera ♥ 

Meu trabalho em língua inglesa: BlogYouTube | Instagram | Art Channel | Art Insta | www

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas nos comentários não necessariamente refletem a opinião da autora do blog.
Seja bem vindo para deixar seus comentários e volte sempre, pois adoro respondê-los! :3
If occasionally you are a foreign reader, you can contact me in english too! Be welcome! ♥