Onde aprender Inglês gratuitamente + Dicas de Estudo pra falar fluentemente de vez!

by - 10.7.20

Olar queridos cyberfriends! Hoje venho com uma postagem completa sobre Inglês. Vou comentar um pouco sobre a minha história, como aprendi e sobre meus canais em Inglês que muitos de vocês já conhecem e é claro, darei todas as dicas que considero interessantes pra que você possa aprender também, estudando com material ótimo e gratuito, além de aprender de forma eficaz, afim de desenvolver seu Inglês de vez. Espero que seja útil, qualquer coisa, pode deixar uma mensagem nesta publicação que lhe responderei assim que possível. Vamos lá. :3
Fahrenheit 451 foi um dos primeiros livros que fiz a leitura 100% em Inglês. Foto de 2018.

Eu sempre recebo essa pergunta pelo Instagram, que é uma das redes que fiquei mais ativa quando estava ausente do blog, então, decidi deixar tudo completinho aqui neste post para sanar todas as dúvidas. Bom, pra começar, vou contar resumidamente a minha história. Meu interesse pelo idioma começou em torno dos meus 7/8 anos, mais ou menos. Como eu gostava muito de filmes e de cantoras internacionais, foi natural o desenvolvimento desse interesse, tipo "o que será que elas estão falando?!"... Aí eu decidi aprender sozinha com um dicionário, haha! Definitivamente não recomendo isto, mas foi engraçado a minha iniciativa e até hoje lembro algumas palavras. Depois com o tempo, tive algumas aulas na escola primária, depois no Colégio, mas meu Inglês só teve um bom desenvolvimento mesmo depois de uns anos que fiz duas coisinhas que vou comentar com mais detalhes no decorrer desta publicação: a primeira, ouvir muito o idioma e a segunda, praticar

Depois que criei este blog e o meu canal do YouTube, logo me surgiu a ideia de usar isto tudo a favor do meu aprendizado. Como eu gosto de desafios e criar atividades que me ajudem a desenvolver minhas habilidades e atingir meus objetivos, eu decidi criar outros canais e blogs em Inglês, pra praticar. Afinal, somente a prática leva a perfeição. Desta forma criei meus canais em Inglês onde um é mais focado em Arte (Scifigoth) e o outro, uma versão pessoal mais focada em moda alternativa e relacionados (Jackie Black). Desenvolver este trabalho além de me ajudar a desenvolver minhas habilidades com Inglês, me ajuda a manter contato com as coisas que eu amo e ainda traz retornos positivos infinitos! ♥ Por incrível que pareça, meu Inglês começou a melhorar cada vez mais após eu me dedicar a criação desses canais, porque eu estava constantemente em contato com o idioma não somente na questão auditiva, mas na prática mesmo, no ato de falar, escrever pra criar os roteiros e tudo o mais. No início, não era nada perfeito e eu cometia muitos erros gramaticais, mas com o passar do tempo, é interessante perceber nossa evolução e melhorias constantes! Ou seja, dica: escolha ou crie uma atividade que você realmente goste de desenvolver que te mantenha em contato com o idioma, somente dessa forma você pode praticar e se manter motivado (a) e procure uma forma de documentar isto pra acompanhar seus avanços com o tempo.

Criar blogs e vídeos é minha maneira favorita de praticar o idioma.

Bom, onde e como aprender Inglês gratuitamente com material de qualidade? 
Bom, para desenvolver meu Inglês da forma que eu queria, os dois passos essenciais que eu tomei e é o que recomendo muito pra vocês que querem aprender de vez o idioma, foram: ouvir muito o idioma e praticar. Antes de começar a consumir material em Inglês, recomendo que assista algumas aulas primeiro, principalmente se você for iniciante. Um curso gratuito que eu recomendo muito é o da Kultivi. Eu não estou sendo patrocinada para falar sobre a empresa aqui, mas eu fiz o curso online deles para melhorar a minha gramática e o curso é simplesmente sensacional mesmo, nota 10. Então, recomendo que comecem por este curso que é super básico, assim vocês já terão uma boa estrutura inicial para os próximos passos. Vale lembrar também que o aprendizado vem com o tempo, com a persistência e a paciência. Não adianta esperar que só o curso ou qualquer outra coisa fará mágica por você, é necessário estudar e praticar. O Universo é simples: sem plantação não tem colheita.

Os passos seguintes são simples: ouvir e praticar. A melhor dica que tenho sobre a audição é super simples e divertida: você pode consumir o conteúdo que lhe interessa normalmente com a diferença de mudar para o idioma Inglês, por exemplo: se você gosta muito de Harry Potter, pode experimentar ler os livros em Inglês e assistir aos filmes legendados também. É importante ir além dos conteúdos legendados e ler livros também! É uma das melhores maneiras que encontrei para melhorar a gramática. Essa imersão no conteúdo vai lhe trazer algumas assimilações que você não conseguiria aprender melhor de outra forma! São frases que você vai reconhecendo com o tempo, expressões e palavras específicas. Você pode ouvir bastante músicas em Inglês e prestar atenção na letra, pode assistir suas séries favoritas legendadas (mesmo com as diferenças na tradução, você pode aprender muito). Acho interessante reassistir ou reler algo que você já leu e gosta bastante em Inglês, assim você já diminui muito mais a resistência ao idioma e supera o desafio com mais tranquilidade. Lembre-se: persista!

Depois vem a prática e sem ela, você não chega a lugar algum! Você vai errar, ficar com vergonha, achar que é péssimo, que não é pra você, vai querer chorar e quebrar o computador (não faça isso, tá?), hahaha! Mas é necessário superar este (e talvez outros) bloqueios para desenrolar o seu Inglês. É super normal se sentir meio desconfortável, afinal, você está adentrando um território que nunca pisou antes. Mas vá em frente, faça um planejamento e pratique! Formas que eu encontrei para praticar e funcionaram como ouro para mim foram: cantar músicas em Inglês e gravar os vídeos para o YouTube. Com a prática, aos poucos, você vai ganhando mais confiança pra conversar com pessoas, e inclusive, tem muita gente online legal pra conversar que não se incomoda em treinar Inglês com você, faça amizades! Se você ainda se sente inseguro, pode repetir as frases de uma música até entender a pronúncia, repetir frases de personagens (eu adorava fazer isso quando criança, sério! A Velma e a Daphne do Scooby Doo que o diga! Hahaha!) e por fim, dê tempo ao tempo, persista. No início pode parecer impraticável, mas não é. Se o fosse, ninguém teria aprendido e sinceramente, ninguém nasce sabendo. Pense em um bebê que nasce e cresce, aprende a se comunicar pelo simples fato de estar imerso em uma determinada cultura. Quando você se cerca de conteúdo relacionado ao idioma que você quer aprender, tudo fica mais fácil.

Um bloqueio comum que pode lhe impedir é achar que está velho pra aprender alguma coisa.
Jogue essas crenças no lixo, enquanto estiver vivo é perfeitamente apto pra aprender!

Após estes dois passos, quando você adquirir um pouco mais de vocabulário e já saber se comunicar um pouco melhor, é uma boa hora ir pra gramática. Como geralmente é a parte mais chatinha do processo, não recomendo estudá-la logo no início, mas fica à sua escolha. Acho melhor primeiro aprender com a alma, como gosto de dizer. Depois ir pro cérebro... ;3 Nessa parte você vai aprendendo melhor como a coisa funciona e dependendo dos seus objetivos, pode ajudar a aprimorar de vez seu idioma. Algo interessante que esqueci de mencionar antes também é: cerque-se de pessoas que lhe incentivam a alcançar seus objetivos e não dê atenção a quem gosta de criticar demais ou zombar. Essas pessoas não acrescentam em nada e podem atrapalhar seus avanços. Vale muito mais a pena dar sua preciosa atenção àqueles que realmente a merecem e querem ver o seu melhor. ;3

Pra finalizar, algo que eu considero bastante interessante citar também é: tenha um objetivo. Não algo muito vago do tipo "quero aprender Inglês" e pronto, mas algo como "quero aprender Inglês para ____". Se você tiver um porquê bem claro sobre o aprendizado de Inglês, isto vai te ajudar a ir adiante quando pensar em desistir. Vai te ajudar a persistir e ir em frente, superar obstáculos, funcionando como um imã que te prende ao seu objetivo até que ele seja alcançado. Isto deve ser feito até mesmo antes de iniciar qualquer coisa, sinceramente. Até porque, em tudo o que a gente aprende tem um porquê por trás, consciente ou inconscientemente. Pense nisto. 

Por fim, uma coisa que me atrapalhava MUITO e de vez em quando ainda me atrapalha é a timidez. É normal ficar meio nervouserrr e cometer alguns erros, a gente só precisa parar de nos julgar e sermos muito críticos com nós mesmos. Só o fato de estarmos aprendendo um novo idioma já indica que somos bilíngues, é algo a se orgulhar, na real. Isto é o que mais me atrapalhava no aprendizado de Inglês: a vergonha. Eu já sou uma pessoa meio tímida por natureza e na real não vejo mal algum nisto, mas quando você está aprendendo um novo idioma e precisa praticar, pode ser uma pedra no meio do caminho. Mas não se preocupe, basta fazer sua parte bem feita, relaxar a mente e seguir em frente. Com persistência, tempo e estudo você supera essas e todas as demais dificuldades. Boa sorte no Inglês! E confere o curso que eu realmente o considero excelente para iniciar sua jornada.

Espero que tenha sido útil, que tenha saciado a curiosidade de vocês e até mais! ♥
Nos vemos em breve! Siga me no Twitter para manter-se atualizado.

You May Also Like

2 comentários

  1. Maravilhosa!!
    Realmente, a falta de prática faz muita falta pra eu aprimorar o meu inglês. Eu basicamente consigo ler e entender, mas na hora de falar sempre rola quela travada. kkkk Vou deixar o curso que você indicou salvo aqui e assim que eu tiver um tempinho vou conferir.
    Beijão!
    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larinha maravicherry quanto tempo! <3 Fico feliz que tenha gostado!
      Confere sim porque o curso é ótimo e gratuito! Um beijão! ♥

      Excluir

As opiniões expressas nos comentários não necessariamente refletem a opinião da autora do blog.
Seja bem vindo para deixar seus comentários e volte sempre, pois adoro respondê-los! :3
If occasionally you are a foreign reader, you can contact me in english too! Be welcome! ♥