Minha Experiência com Cabelos Naturais

Depois de aguardar tantos anos pelo corte que finalizou o processo de Transição Capilar, estou vivendo há alguns meses com cabelos naturais. Zero química mesmo, nem mesmo chapinha estou fazendo ultimamente, só quando dá vontade. Isso tudo me lembra quando eu tinha em torno de 13 anos que foi a última vez que vi meus cabelos 100% naturais da forma como os estou vendo agora. Depois disso, foram anos e anos de diferentes químicas e modificações capilares. Eu nem sequer lembrava mais como era meu fio realmente e não imaginava que ele ficava tão cacheadinho como neste vídeo. A cor, a textura, forma, tudo absolutamente natural, sem nem sequer um pinguinho de tinta preta, como eu geralmente gosto de usar. Durante esse período, só o que fiz foi usar tonalizante uma vez ou outra, mas de uns meses pra cá, desde que fiz o ultimo vídeo de banho de brilho, não tenho usado nada mesmo, só deixado crescer e me preparado para a próxima fase desse projeto que vocês vão acompanhar nos próximos tempos. Não sei se durarão meses ou até mesmo anos, nem vou falar muito sobre isto agora, mas deixar os cabelos 100% naturais era e é o primeiro passo. E estou feliz com esta experiência, é diferente. Não é o que eu gosto de usar, principalmente porque gosto de toda rotina que envolve um cabelo colorido, por exemplo, mas tem sido muito interessante de fato, algo fora da minha zona de conforto visual, por assim dizer. 

Esse vídeo foi quando fiz o corte que iniciou oficialmente minha fase natural.

Só pra dar uma leve relembrada, eu acho que nunca escrevi especificamente sobre cabelos naturais aqui no blog, e não faço ideia de como é esse tipo de conteúdo na internet. Mas o primeiro post que eu escrevi sobre este assunto foi no BEDA de 2018, onde eu imaginava que aquele já era o meu cabelo 100% natural. Hoje percebo claramente que não era, não exatamente como estava, mas talvez pela cor eu não tivesse tanta certeza onde terminava e começava meu cabelo natural... Isto também pelo fato de que eu realmente não lembrava como ele era, e parece que a nossa visão vai mudando com o tempo, quando ganhamos mais experiência sobre o assunto. Bom, eu já me organizei fisicamente pra próxima etapa, então, acredito que esse post é interessante pra registrar tudo isso e compartilhar com vocês como foi e está sendo a minha experiência, para o caso de alguém estar cogitando passar pela mesma experiência de retornar e manter os cabelos naturais por um tempo. Não vou falar mais sobre Transição Capilar e Projeto Rapunzel porque vocês já tem bastante conteúdo sobre isto, tanto aqui no blog, quanto em outros incontáveis ótimos canais e blogs na internet, então, não vejo necessidade. Eu separei alguns pontos positivos e negativos que tenho observado nesta experiência, lembrando que este é apenas o meu ponto de vista. :3


Pontos Positivos
• O ponto positivo mais interessante é definitivamente não precisar se preocupar muito com cronograma capilares, produtos específicos e uma rotina muito controlada para manter a saúde dos cabelos. Como ele não está sofrendo nenhuma ação extrema direta (por exemplo: pintura ou descoloração), só as naturais mesmo como Sol e etc, não é preciso manter uma rotina muito elaborada para mantê-los saudáveis. Economiza-se tempo e $$$!
• Menos trabalho no geral para arrumá-lo (os meus cabelos, pelo menos, não precisam de muito esforço pra que eles fiquem cacheadinhos e com o volume natural do tipo de fio). Não significa que não role uma hidratação uma vez ou outra, não, eu usei bastante coisas interessantes neste período, mas são produtos infinitamente mais em conta, como por exemplo, as máscaras veganas da Skala, Yamasterol e outros produtos da Pantene.
• Eu, particularmente, achei muito bonito. Percebo que a minha concepção sobre isto mudou muitíssimo, uma vez que quando eu era mais nova, não gostava de jeito nenhum, por causa do volume principalmente. Acredito que como ele está em um bom comprimento, e por ser do jeito que ele é, eu gosto e vejo que são perfeitos exatamente como o são. E eu me sinto bem com todos os tipos de cabelos, então, é legal ter opções e mudar quando quiser.

Pontos Negativos
• Mas não vou ser hipócrita e não dizer que o volume ainda me incomoda um pouco, embora, acredito que pelo jeito que eu o arrume logo após a lavagem, tem dias que fica ótimo sem que eu precise fazer nada. Pode até ser uma questão de gosto pessoal, então... Talvez seja coisa de jeito... Embora seja interessante as infinitas possibilidades.
• Sinto saudades absurdas de pintar os cabelos e usar todas aquelas cores que eu tanto adoro. ♥ Eu particularmente gosto da rotina de cuidar, pintar, comprar cosméticos, principalmente tintas, cortar, criar visuais novos. Foi muito bom tirar essas férias, principalmente porque me fez perceber que eu realmente gosto disso.
Algumas coisas ainda estão chegando. ♥
E bom, é isto. O próximo produto que pretendo experimentar nos próximos tempos é o Liss Intensy da Amend, então, se você quiser acompanhar, basta seguir o blog. Eu já comprei, chegou ontem, como podem ver na foto! Assim que eu testar o produto da Amend que promete reduzir o volume, venho aqui e faço uma review mais detalhada, talvez com vídeo. Lembrando que já o usei antes e lembro de ter gostado, mas já faz muito tempo, está na hora de refrescar a memória. Bom, é isto, espero que tenha sido útil! Nos vemos na quarta que vem. ♥

0 comentários

As opiniões expressas nos comentários não necessariamente refletem a opinião da autora do blog.
Seja bem vindo para deixar seus comentários e volte sempre, pois adoro respondê-los! :3
If occasionally you are a foreign reader, you can contact me in english too! Be welcome! ♥

S Pink Premium Pointer