Ep01 | O que é Moda Alternativa?

Ep01 | O que é Moda Alternativa?

Já faz um tempo que planejava escrever sobre O que é Moda Alternativa aqui no blog, também a elaboração de um vídeo para o YouTube e finalmente chegou a hora! Depois de ler bastante sobre o assunto em diversas fontes online e offline, e também após construir e desenvolver o meu próprio estilo, vamos explicar e descrever o que é exatamente moda alternativa, esse termo bastante recorrente no universo das subculturas e na internet no geral. Bom, inicialmente, quando eu fazia faculdade de Moda, não ouvia o termo durante as aulas, o que me levou a conclusão de que o termo é algo que se não surgiu, se popularizou na internet mesmo. Possivelmente após a época em que a informação ficou mais acessível e houve a necessidade de se separar o que era "moda mainstream" ou seja, a moda "comum" mais utilizada pelas pessoas em geral, e o que é "moda alternativa" ou seja, a moda utilizada pelas pessoas que gostam de um estilo diferente do convencional, um estilo que é claramente diferenciado e que pode pertencer à um grupo ou identificar uma tribo, uma subcultura ou grupo de pessoas.

Alguns exemplos! Clique para ampliar. | Fonte: Pinterest.

Mas antes, vamos esclarecer um pouco o que significa Moda. Moda em si é um termo que vem do francês mode, que por sua vez, se origina do latim modus que podemos compreender como sinônimo de costume. Em uma determinada época, as roupas que as pessoas vestem refletem os costumes, os paradigmas dominantes e também, uma valorização coletiva. Um exemplo disso é perceber como era o vestuário na era vitoriana, as mulheres usavam aqueles vestidões enormes, corsets e etc. Atualmente, isto não é mais a "moda dominante" porque tudo mudou, os costumes mudaram, até mesmo a postura das mulheres e sua atuação na sociedade, bem como os ideais dominantes também. Isto tudo se reflete no vestuário, afinal, já imaginou como seria pegar um ônibus cheio em plena São Paulo maravilhosa deste século atual usando um super vestido daqueles?! Com certeza bonito, mas de fato, nada prático. Resumidamente, a moda é o que as pessoas costumam usar em seus vestuários que quase sempre representa sua época, mas não no caso da moda alternativa.

Pode-se dizer que a Moda Alternativa é uma moda que foge do padrão, seja ela atrelada às subculturas ou não. Moda Alternativa pode ser vista como uma expressão pessoal ou de um grupo específico, e vale usar como exemplos os mais evidentes: a moda punk, os góticos, cujo termo é mais atribuído. Mas de fato, pode ser considerada moda alternativa, por ser um termo amplo em seu significado, qualquer grupo que siga um vestuário que é próprio e diferente do estabelecido. É o diferente, o incomum, que pode ou não carregar um significado único. Simplesmente uma moda diferente, uma outra opção ao já existente. Por isto o termo "alternativo", que sugere uma opção, um "outro caminho", uma outra moda diferente da vigente. O termo é bem simples de ser compreendido, mas na realidade, abre o leque para diversas interpretações.

Alguns exemplos! Clique para ampliar. | Fonte: Pinterest

Lembro que quando abri o grupo Universo Alternativo no Facebook, a ideia era criar uma comunidade de pessoas que gostassem de moda alternativa e mais voltada ao universo das subculturas, principalmente a gótica, lolita, punk e relacionados. Mas o que percebi com o decorrer do tempo era que cada pessoa havia uma atribuição própria de significado ao termo. De modo geral, pensar em alternativo e em moda alternativa também pode ser algo com interpretação própria, mas essencialmente, a ideia é a mesma: é algo diferente do pré-estabelecido. E a moda utilizada por vários grupos minoritários também pode ser considerada moda alternativa, pois em toda subcultura há uma certa similaridade de estilo e elementos em alguns aspectos. Do meu próprio ponto de vista, eu vejo moda alternativa como o universo particular de cada pessoa, o que ela gosta, o que ela usa por gosto próprio, uma expressão do seu interior, seja de forma artística ou não e independente de gêneros. É como se fossem vários "universos paralelos" convivendo juntos - do meu ponto de vista que adora estudar Física, hahaha! É aquela moda que independente do que as pessoas usam, o próprio indivíduo escolhe e usa o que ele gosta, e assim, cria seu próprio estilo independente. Em publicações/vídeos posteriores, pretendo abordar o assunto de subculturas e falar sobre como criar o próprio estilo também, acompanhe minhas atualizações pelo Facebook!

Exemplos de vídeos que criei no estilo scifigoth, que reúne elementos góticos + futurismo.

Em suma, existem várias formas de se interpretar o termo, no entanto, essencialmente, moda alternativa é a moda diferente da pré-estabelecida socialmente. E também, mais comumente atribuída aos grupos subculturais entendida quase como sinônimo de cabelos coloridos, tatuagens, roupas diferentes, bodymodifications, etc. Nas subculturas é onde nasce a moda alternativa, que tem seu início em uma postura diferente que, quando atende as necessidades/desejos de um grupo maior, pode tornar-se a moda dominante também. Esse intercâmbio de ideias é sempre presente na história da indumentária, marcando épocas e comportamentos, construindo e desconstruindo significados, irrestritamente. É a moda que flutua, que enxerga e experimenta o diferente e resgata, cria e re-cria coisas novas a cada geração, a cada época e para cada indivíduo.

Veja também este conteúdo em vídeo!

Alguns livros e produtos sobre o assunto que recomendo: 
Usando links afiliados você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isto. :3

As imagens foram coletadas no Google Images & Pinterest.
Para qualquer reivindicação, basta entrar em contato! :3

Deixe nos comentários suas sugestões e pontos de vista sobre Moda Alternativa.
Até o próximo texto! ♥