A Questão do Autodidatismo

Olar queridos cyberfriends! :3 Eu decidi gravar um vídeo sobre Autodidatismo, e aí aproveitei o roteiro que criei pra ele e adaptei aqui para o blog como um texto, até com mais informações. Eu decidi falar sobre este assunto porque é algo que sempre me interessou e tenho alguns pontos de vista sobre. Acho justo afirmar que não sou especialista sobre o assunto, mas acredito ser válido compartilhar algumas opiniões, já que ao ajudar uma pessoa que seja, já valeu tudo! ;3

Pra quem gosta de vídeo, tem link ao final do post! ;3
Ps: leiam em tom ameno, hauhauhauha!

Tr. "É impossível para o homem aprender aquilo que ele pensa que já sabe."
Bom, primeiramente, o que é Autodidatismo: "Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem." - Wikipédia


Bom, partindo dessa colocação, subtende-se que para ser um excelente autodidata, em primeiro lugar, devemos estar dispostos a sermos um excelente estudante. Eu costumo até ver como sinônimos... E o que isso significa: você precisa estar com vontade de verdade de aprender o que você tem a intenção de aprender, caso contrário, melhor ir procurar fazer outra coisa porque é perda de tempo! Hahaha! Por isso é importante focar bastante e buscar autoconhecer-se... buscar saber o que gosta realmente de fazer para focar nisto. Uma pergunta que pode ajudar neste processo, e anotem aí nos caderninhos é: o que você faz, que gosta tanto que poderia até mesmo fazer de graça?! Não estou dizendo que você vá fazer as coisas de graça, mas descobrir que atividade é essa cujo ganho financeiro não é o primeiro interesse na atividade. Depois de descobrir isso, coloque seu coração e sua mente pra trabalhar que o resto parece que se desenrola sozinho... comece com o que tem, onde está e trace suas metas - não tenha medo de colocar boas metas e ir adiante, que se não alcançar que planejou, alcançará algo melhor com certeza, basta ter boa vontade de enxergar que vai começar a perceber um mundo mais mágico que este físico aqui da matéria... mas isso é assunto pra outro vidjo/texto, pera... hahaha!

Descobrindo o que quer aprender com clareza e colocando o foco nisto, já vão começar a surgir algumas questões iniciais direcionadoras na mente de vocês, por exemplo: o que é isto, o que realmente significa isto, etc. Digo isto porque as vezes a gente pensa que uma coisa é "x" e quando vamos ver, tem um outro significado que pode até ser semelhante mas não é o correto! Sejam atentos a isto! Então, a primeira parte é descobrir essencialmente sobre o que é o assunto. No vídeo, eu citei o exemplo da palavra "paradigma", que eu pensava que havia um determinado significado e quando pesquisei para ver se estava correto, era um significado até semelhante, mas não o exato. Então, é sempre bom ouvir a intuição, sanar todas as dúvidas, principalmente quando se está aprendendo algo por conta própria. É imprescindível preocupar-se com a veracidade!

A mágica que vocês vão começar a notar é que aprender alguma coisa é uma questão de adotar essa postura perante a vida. Refletindo sobre isso, vocês poderão ter noção sobre o que é realmente o autodidatismo. E que o verdadeiro ensinamento não está exatamente na escola que vocês estudam, na Universidade, no professor ou os meios, etc, isso tudo são ferramentas, assim como a mente de vocês que também é uma ferramenta! Ai você vai guiando-se por sua intuição - inclusive não somente pra isto, mas é bom aprender a ouvir a intuição porque ela salva vidas e ajuda a trilhar pelos caminhos da vida, rumo aos objetivos e ao melhor cenário possível de vivências. Também gostaria de enfatizar que o fato de poder aprender sozinho, e buscar ser autodidata não tira o valor que tem um professor ou uma boa Universidade, afinal, tudo tem seus propósitos e devem ser considerados também. Até porque, mesmo assistindo às aulas e tudo mais, a sua postura de aprender é quem vai lhe garantir que absorva o conteúdo, isto não é função do professor.

Agora pra exemplificar vamos pegar de exemplo o assunto "x". Aí você pode iniciar pela questão: o que é isso exatamente, do que consiste, o que se trata, como se faz, avalie também seus porquês e vá fundo nisso, escrevendo e entendendo conscientemente dentro de si sobre esta atividade. Leve em consideração até mesmo as perguntas que possa considerar mais bobas. Também é válido, caso conheça alguém que entende sobre o assunto, sanar suas dúvidas com esta pessoa, e também pode assistir aulas, se for o caso de profissionalizar ou outro motivo qualquer. Neste momento você passa a entender mais consistentemente, por assim dizer, qual seu propósito com o que está interessado em aprender, seu foco ali e vai dar muito mais valor ao que está aprendendo. Consequentemente vai absorver muito mais informações.

Um ponto importante a se destacar é: NÃO TENHA MEDO DE FAZER PERGUNTAS! Seja estudando sozinho como autodidata ou em grupo/classes. Mesmo que sejam as mais bobas possíveis, já que a ignorância que é a raíz de todo mal, isso sim. É normal errar, somos todos humanos, o ideal é buscar melhorar, aprender e isso não precisa ser um fardo, pode ser divertido também! Pense sobre isso, uma vez que no fundo no fundo, quem atribui significado as coisas somos nós mesmos!

Outro ponto que gostaria de tocar antes de finalizar é sobre organização: se você não está assistindo aulas em alguma instituição e precisa direcionar-se por si próprio, a organização é fundamental na vida do autodidata. Todo bom aluno é essencialmente um excelente autodidata, dado que ninguém na face deste planetinha pode enfiar alguma coisa na cabeça de outra pessoa se aquela não concordar/quiser de algum jeito ou por algum motivo. Vocês vão perceber que não é a faculdade e muito menos o professor que faz o aluno, pode até dar algum status e tudo mais, e não estou desvalorizando-os de forma alguma, muito pelo contrário, eu amo todas as Universidades que estudei e cursos que fiz, afinal também facilitam pra conseguir trabalho, isto é um fato, mas na realidade, o que vai contar pra você manter aquilo e também na questão da felicidade é sua aptidão e seu amor pelo que faz! Que é o que vai fazer a coisa valer a pena no final... haha

Pra ilustrar, aprendi bastante coisas sobre Fotografia com o Projeto Olhar Abstrato que compartilhei aqui no blog!
Você ama e não só "gosta" aí frutifica, os caminhos se abrem, tudo se encaixa, hahaha! Porque é feito de uma forma que você gosta e se envolve tanto com o que faz que nem percebe o tempo passando. Como ia dizendo, a questão da organização: se você decidiu estudar algo por hobby ou por algum motivo especial, hoje em dia temos a internet que é uma ferramenta poderosíssima de compartilhamento e acesso de informações! Já pararam pra pensar nisto?! É claro que é sempre bom checar as fontes e tudo mais, mas ativem a percepção e busquem boas referências e etc. No mais, uma excelente organização é fundamental, o controle de tempo, elaboração e execução de um bom cronograma, concentração e foco, anotações, assim o cérebro fixa melhor! Anote as dúvidas para pesquisar depois e definitivamente tenha a ação de pesquisar e sanar a dúvida, confiando que sua mente vai lembrar do que está aprendendo direitinho, na hora certa! Esta é uma questão boa de se tocar também, porque eu percebo que muitas pessoas tem esse bloqueio de achar que não podem aprender algo ou alguma forma de bloqueio que só elas sabem, e na realidade, a nossa capacidade de aprendizado é infinita! E independe de idade, gênero, qualquer coisa. Já pararam pra pensar nisso? Posteriormente posso até falar mais sobre isto, e também sobre como criar cronogramas eficientes e etc, se vocês desejarem, deixem nos comentários.

Também pegue leve consigo mesmo e tenha paciência, principalmente quando errar!
A gente sempre precisa de tempo para que os frutos dos aprendizados floresçam!

N I N G U É M  É  P E R F E I T O!

E é isto, com organização e vontade tudo caminha direitinho. Essas são as minhas considerações mais essenciais sobre autodidatismo independentemente do assunto que se decida estudar. Gostaria de indicar um livro que eu acho bastante interessante que eu li há muitos anos e não cheguei a escrever sobre ele no blog, mas foi um presente valioso da editora: Aprendendo Inteligência, do Pierluigi Piazzi, extremamente interessante e escrito de forma divertida a respeito de um assunto muito sério. No mais é isso pessoal, espero ter ajudado vocês com o pouco que sei, que experienciei sobre o assunto até hoje, peço que reflitam sobre isso e avaliem por conta própria também, afinal, devemos questionar sempre!
Foco no bem, foco na luz! ♥ 

Eu ainda não sei se haverão textos aqui todas semanas como os vídeos, mas vamos ver...
Um grande beijo e até a semana que vem! 

0 comentários

As opiniões expressas nos comentários não necessariamente refletem a opinião da autora do blog.
Seja bem vindo para deixar seus comentários e volte sempre, pois adoro respondê-los! :3
If occasionally you are a foreign reader, you can contact me in english too! Be welcome! ♥

S Pink Premium Pointer