Como construir o Guarda-Roupa dos seus sonhos!

22.6.19

Olar queridos cyberfriends! No texto de hoje compartilho algumas dicas baseadas em experiência própria e um bocado de pesquisas sobre como criar o guarda-roupa dos seus sonhos! Também gravei um videozinho falando sobre o assunto, e vou deixar no final os links de publicações antigas do blog nas quais falei sobre o projeto Renovando o Guarda-Roupa e Moda & Vestuário que ainda valem a pena ser lidas! Espero ajuda-los nesse processo para comprarem roupas de forma mais autônoma, sem virar "escravo" de marcas e lojas específicas, construindo além de um guarda-roupa interessante, um estilo autêntico e de personalidade, valendo tanto para mulheres quanto para homens que apoiam e leem o blog!
Eu não sei criar thumbnails, sorry.

Para ficar mais fácil e simples de ser compreendido, dividi o assunto em "como" e "onde" comprar roupas, dessa forma todo mundo pode acompanhar sem conhecimento prévio. Lembrando que para apoiar o canal e o blog, inscrevam-se e favoritem o blog também, compartilhando e deixando seus comentários, dessa forma vocês me motivam a trazer mais conteúdo relevante pra cá! E bom, vamos começar do começo: como comprar roupas?! Eu queria muito ter este conhecimento atual quando estava no processo de renovar o guarda-roupa há uns tempos atrás, hahaha! Vamos lá! Lápis e papel na mão! :3

• •
• Bom, o primeiro passo é: INSPIRE-SE!
Na hora de montar o guarda-roupa de seus sonhos, é imprescindível saber qual é o seu sonho! E nesta hora entram as inspirações! Crie uma pastinha ou lista do Instagram ou wishlist, colecione fotos no Pinterest, enfim... encontre sua forma de juntar todas as imagens de looks que te inspiram e atraem de alguma forma em apenas um lugar. Procure não focar tanto em tendências, pois a moda passa, então, em primeiríssimo lugar, é necessário que você conheça a si mesmo e os próprios gostos para usar seus dinheirinhos em coisas que realmente valham a pena à longo prazo! Um dos problemas que enfrentei em meu projeto de renovar o guarda-roupa, além da continuidade do processo e inspiração constante (estudante de Moda da USP, já viu!), foi comprar algumas peças que amei à primeira vista, mas no decorrer do tempo, não cheguei a utilizar, ou seja: não valeu o investimento. Então, neste momento de busca por inspiração, pense no que realmente fica bom em seu estilo, seu tipo de corpo e combine com sua personalidade / lifestyle, afinal, de quê adianta encher uma wishlist de sapatos de salto se na prática, pela correria do dia a dia, você acaba usando mais tênis, por exemplo?! Siga esta lógica!

Mas se quiser muito colocar os sapatos de salto, coloca sim! Vale a pena ser feliz, tá. 
Para exemplificar, um recorte do meu Pinterest! As inspirações podem ser inúmeras: um tipo de tecido, uma peça específica, modelagens, etc...

• O segundo passo: FAÇA UMA LISTA.
Após juntar todas as suas inspirações, é natural que comece a perceber um certo padrão no que lhe atrai, sejam algumas cores ou peças de roupas, caso esteja de acordo consigo mesmo e o que gosta de usar. Quando fiz essa lista, por exemplo, percebi que amo leggins porque são práticas e confortáveis e roupas de tons mais neutros, por exemplo. Neste momento, você já pode criar sua listinha de itens básicos e uma paleta de cor! Eu, particularmente, gosto de criar duas listas: uma de itens super básicos como meias / camisetas, coisas mais básicas e essenciais de um guarda-roupa mesmo e aquela outra wishlist mais diferente porque né... olha quem escreve, hahaha! É sempre bom contar com algumas peças diferentes também, pra variar um pouco. No entanto, a lista elaborada pode e deve levar em consideração seu estilo pessoal e cotidiano! Coloque o essencial e o necessário, e acrescente mais alguns acessórios e itens que você sabe que vai utilizar à longo prazo.

Neste momento, inclua peças-chave básicas e que combinam entre si. Menos é mais!
Comente abaixo caso queira informações mais detalhadas sobre listas! :3

• O terceiro passo: PESQUISE.
Agora que você já sabe o que quer e tem uma lista na mão, hora da ação! (Até rimou, hahaha!) Abra a mente e não fique preso somente aos lugares/lojas que visita com frequência, saia dos mesmos websites e veja o diferente! Muitas vezes encontrei vestuário incrível de lojas que nem eram alternativas (para o pessoal que curte subculturas e etc) e por um valor muito mais em conta! Por vezes, uma mesma peça de "x" modelo custa o triplo só por estar à venda em uma loja considerada alternativa, então, vale a pena pesquisar. Também preste muito atenção na qualidade do tecido/acessório, isto é super imprescindível, afinal, de quê adianta pagar muito barato por algo que não é duradouro? (Pior ainda se for caro!) Vale mais investir em algo bom e poder contar com aquela peça por um bom tempo! Além disso, também é importante delimitar um tempo para execução do seu projeto, assim não fica aquela coisa sem horizonte! Perceba suas necessidades e possibilidades delimitando um espaço de tempo compatível e foque em seu projeto! Você vai se surpreender!

Mais algumas dicas básicas:
• Sempre compre com tranquilidade! A pressa é amiga da impulsividade. 
• Não siga toda e qualquer moda que aparecer, são passageiras e voláteis! Saiba bem o que gosta.
• Compre coisas de boa qualidade e de boa durabilidade, não são necessariamente de marca.
• A qualidade indubitavelmente vai ganhar da quantidade! Use isto a seu favor em cada peça.
• Vista roupas de sua numeração / tipo físico, isto vai lhe favorecer e lhe deixar elegante.

• •
Na segunda parte que já até falei um pouco acima, mas vale a pena conversar um pouco mais: onde comprar roupas?! É de interesse capitalista que você seja louco por marcas; e a publicidade de moda (sobretudo para mulheres) é super hollywoodiana, serião! Eu mesma admito que gosto muito desse universo mágico que a Moda evoca e sim, tenho apreço por algumas marcas específicas, mas a realidade é que para você construir um estilo próprio ou um guarda-roupa interessante, não é necessário que compre tudo de marcas super ilustres ou coisas caras. O segredo mesmo é construir um guarda-roupa bem coordenado e de qualidade, que combine com você! Com relação as cores, vale a pena criar uma paleta-base para direcionamento e combinação entre peças, bem como perceber peças que podem servir em diversas ocasiões, pra não ficar com aquele vestido lindo parado para sempre no guarda-roupa, por exemplo! Mas então, onde encontrar estas peças?!


• Visite lojas perto de casa! Às vezes a gente encontra coisas muito boas e baratinhas dependendo da loja! Também vale a pena passear no shopping, em lojas populares ou nas próprias outlets. Já encontrei muita coisa interessante assim!
• Pesquise e abra a mente para lojas diferentes. Quantas e quantas vezes encontrei peças de roupas incríveis em lojas mainstream como as de departamento de shopping e também em websites como aqueles da China, ou lojas populares, etc.
• Pesquise online e compare preços! Comprar pela internet é meu modo favorito, porque tem mais opções, dá pra pesquisar e olhar com mais calma e pensar bem antes de comprar. Gosto de visitar os mais diversos tipos de lojas diferentes. Enfim, tendo a lista bem clara em mente, fica mais fácil focar em comprar roupas que lhe interessam sem ansiedade e com mais qualidade, construindo mais que um guarda-roupa inteligente, mas um verdadeiro guarda-roupa dos sonhos!

• •
Ainda tenho planos de conversar sobre fast-fashion e essas lojas da China por aqui, vamos ver nas próximas postagens e vídeos... Acho que é um assunto interessante que vale a pena ser abordado. Bom, espero ter ajudado e inspirado você neste momento especial e é claro, deixe seus comentários contando suas experiências e até mesmo dicas extras que não citei aqui! Também gostaria que praticasse as dicas que recomendei e voltasse com seu feedback! Um grande beijo e até logo! :3

Veja este conteúdo em vídeo!

Foi útil o conteúdo? Apoie o blog inscrevendo-se em meu canal, seguindo no Twitter / Instagram para receber as atualizações e veja abaixo como dar suporte através do Patreon! Assim consigo continuar escrevendo / gravando e portanto, criando mais conteúdo de qualidade exclusivamente para você! Asta la vista, baby! :3

 Apoie o blog através do Patreon! Saiba mais.
Aprofunde: Renovando o Guarda-Roupa | Moda & Vestuário
Passo a Passo: Tutorial sobre Como Renovar o Guarda-Roupa

You Might Also Like

0 comentários

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

SCIFIGOTH

YOUTUBE

INSTAGRAM