Meu período de Transição Capilar + Dicas

12.3.19

No dia 07 de Setembro de 2017, dentro do processo de deixar os cabelos crescerem (Projeto Rapunzel), anunciei aqui no bloguitcho que iria parar de usar Henê e passar por um período de Transição Capilar. Havia se passado dois anos desde o início do Projeto Rapunzel que iniciei ao mesmo tempo que também havia decido retornar ao Henê. Desde aquela época, vim documentando aqui no blog sempre que percebia resultados visíveis. Foram poucos textos porque percebi que todo o processo, tanto de crescimento, quanto de transição, é tudo sobre paciência e calma. Quando ficava ansiosa demais por resultados, acabava ficando frustrada por não deixar o precioso tempo fazer sua ação inexorável. Para os curiosos, que desejam saber como foi cada passo desde o início, seguem os links com as respectivas publicações sobre a Transição Capilar, lembrando que falarei especificamente sobre o Projeto Rapunzel com mais detalhes em outro post! Basta clicar:

Hoje, depois de um bocado de tempo e já visualizando resultados, decidi falar somente sobre meu período de Transição Capilar. Decidi até reler os textos antes de escrever este aqui! Fato é que não é preciso fazer muita coisa para enfrentar este período, além de ir observando as necessidades do cabelo ao longo do tempo, como hidratações/nutrições e etc, e ir deixando o tempo agir, fazendo com que os fios cresçam e chegue a hora do corte, ou big chop, como é conhecido o nome deste corte decisivo! Big chop é o nome do tão esperado corte que marca o fim da Transição Capilar, por significar a retirada total dos fios com química dos cabelos! Pelos meus cálculos, o meu está bem próximo e é sobre isto que será o último texto deste registro... vamos ver. Eu fiquei tão de boas durante todo o processo, e utilizando os produtos que tinha em casa sem necessariamente estar em mente algo como "transição capilar" que foi um processo bem espontâneo na verdade. O que atrapalhou mesmo algumas vezes foi a ansiedade em querer ver os fios longos e naturais logo... hauha!

E quando é hora de fazer o tal corte?! Quando você decidir que chegou a hora!
No meu caso, como não queria que meus cabelos ficassem muito curtos por conta do volume e também por estar desenvolvendo o Projeto Rapunzel, decidi esperar bastante tempo. Então, o período que envolve a transição capilar varia conforme os objetivos de cada pessoa! Eu, particularmente, acredito que a transição fica mais suave da forma que realizei. :)
Já aproveita e me siga no Tuiderr, clicaqui! <3
Eu não cheguei a utilizar nenhum produto específico para este período (pelo menos não que eu me recorde, heuhe!) Apenas fui cuidando do que percebia que meu cabelo precisava e fazendo alguns penteados pra lidar com a diferença de textura entre raíz/pontas, inclusive, utilizando chapinha às vezes. De maneira geral, gostaria de deixar algumas dicas para quem está pensando em passar pelo processo de transição, ou até mesmo está passando por ele e gostaria de ler algo além das minhas experiências pessoais. Essencialmente, as melhores dicas que eu poderia dar sobre a Transição Capilar são:

Tenha um objetivo bem definido! (Pra tudo na vida, heuhe!)
Observe as necessidades do seu fio, focando em sua forma natural.
Aprenda sobre como cuidar do seu tipo de cabelo, seja ele como for.
Se há uma diferença muito grande de textura entre sua raíz e as pontas dos cabelos, há diversos tipos de penteados que dá pra fazer, bem como "amassar" o fio quando ele está úmido com bastante leave-in sem parabenos pra deixa-lo secar no ponto, eu fazia e funciona sempre muito bem! Pesquise bastante sobre e também aceite seu tipo de fio como ele é!
A dica de ouro é paciência mesmo! Deixe o tempo trabalhar! :3

Eu poderia até indicar alguns produtos de marcas específicas, mas estas escolhas em si são bastante pessoais e não queria encher o bloguitcho de merch até pra que vocês peguem a "lógica" da coisa, e não sigam apenas os produtos em si. O ideal mesmo é sempre optar por produtos que não tem petrolatos/óleo mineral e outros aditivos pesados na fórmula, assim usa-se menos shampoo nas lavagens, o que acaba ocasionando cabelos mais encorpados e menos danificados durante o dia-a-dia... e no mais, lavar o cabelo com atenção, com carinho, tendo paciência a cada passo do processo. Até porque a fase do corte final vai chegar e vai valer a pena ter um cabelitcho livre de químicas, seja lá qual for seu objetivo, se for pra manter uma rotina mais leve, economizar libertando-se de tratamentos químicos caros que por vezes não valem tanto a pena assim, ou simplesmente, recomeçar tudo de novo, indo para outras formas de cabelo que deseja usar! São infinitas possibilidades. Espero que tenha ajudado com alguma informação e qualquer coisa, deixem seus comentários que sempre respondo! E até o próximo passo que será o grande momento que finalizo a Transição Capilar! Estou até pensando em gravar o corte... :D
Produtíneos que estou usando atualmente! Não me separo do Yamasterol! E comentarei sobre o tônico depois! :3
Esses Coconut Milks estão de parabéns! Cheiro, textura, composição e hidratação excelentes.
Adendo: eu havia mencionado anteriormente a possibilidade de testar a Desmineralização Capilar, que de acordo com as pesquisas que fiz é um processo destinado à remoção de químicas à base de metais (como o Henê, por exemplo). Porém, devido ao custo do produto que fica em torno de R$120,00 e a necessidade de várias aplicações para uma "possível" retirada do produto, decidi optar pelo corte mesmo, já que tenho pouquíssimo fios com química definitiva neste momento. Mas quem já utilizou o produto/fez o processo, deixem suas experiências reais nos comentários do post que adoraria ler sobre!
Um grande beijo e até a próxima postagem!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Também ,estou num período de paciência para deixar o cabelo crescer natural . É muito difícil. Ainda ainda mais que meu cabelo está super curto. Auto estima fica lá embaixo às vezes. E a ansiedade bate e a primeira coisa que eu penso em descolorir tudo e deixar ele colorido . Para ver se dá uma animada. Mas depois da última vez que o meu cabelo caiu bastante , eu tenho tentado nos segurar no máximo. São do tipo que desconta as frustrações no cabelo hahaha . É um processo difícil mas tenho tentado um dia de cada vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo a ansiedade ainda mais quando se gosta muito de cabelos coloridos! Um dos motivos de adiar o tão aguardado corte de transição total é bem parecido com o seu: não me sinto bonita de cabelos curtos! Até já tentei usar alguns cortes, mas não combinou muito comigo, talvez em um futuro distante eu dê mais uma chance! Heuhe! Curto só na orelha pra baixo e olhe lá! Boa sorte no processo de transição! Passa por aqui mais vezes! 💕

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

SCIFIGOTH

YOUTUBE

INSTAGRAM