Tratamento e Manutenção de Cabelos Pretos

Tratamento e Manutenção de Cabelos Pretos

Já faz um tempinho que estou com os cabelos pretos, acho que uns dois anos, ou um pouco mais. Eu sinto falta demais de ficar pintando os cabelos, adorava quando os tinha coloridos e vivia trocando de cor, heuhe! E finalmente entrei em uma fase de transição para sair do Henê e conhecer a forma natural do meu cabelo, que olha... desde os 13/14 anos que não sei mais como é. Pra fechar as publicações sobre manutenção, resolvi escrever esse guia focado em cabelos pretos / escuros.
Fazia alguns meses que tinha começado a deixar crescer, sem cortar. Pontas terríveis! D:
Antes, vamos relembrar algumas publicações úteis:
• Escrevi um guia completinho sobre a cor: Tutorial Cabelos Pretos.
• Dica boa de tonalizante com bom custo x benefício: Black Mamba.

Tratamento:
Todo cabelo com química, mesmo que seja apenas tintura, é necessário manter sob tratamento constante! E isto nada tem de trabalhoso, na realidade. Basta criar o hábito de utilizar algum creme hidratante de ação rápida de três minutos no banho, depois do shampoo e antes do condicionador. Isto vai manter o brilho do cabelo, e deixá-lo sempre saudável, protegendo-o da ação da amônia (dependendo da tinta que você usar para pintar!). Eu já tive cabelos pretos por outros modos, além do Henê, e posso afirmar que manter este hábito gera muitos benefícios pela saúde capilar.

Manutenção:
Uma das dicas principais que posso dar a quem tem cabelos pretos, e quer mantê-los sempre em dia, além de sempre hidratar, é tonalizar o fio de 15 em 15 dias! Para prolongar o brilho e a hidratação do fio, é interessante alternar o uso de tintas comuns (daquelas profissionais ou de farmácia à base de amônia) com os tonalizantes que geralmente são apenas pra dar brilho. Se você é adepto do Henê, não use tintas com amônia, pois é totalmente incompatível. 

• Independente do seu tipo de fio, tenha o hábito de cortar as pontinhas periodicamente. Assim evita aquele efeito estranho que vocês podem ver na minha primeira foto desta publicação, heuhe! Pontas saudáveis dão até a impressão que o comprimento do cabelo é maior. E cabelos pretos deixam bastante visíveis essas pontinhas ingratas. ¬¬ Por isso, de vez em quando, é bom aparar!

Conheça alguns produtos que já comentei por aqui:
Como "consertar" a falta de brilho dos cabelos pretos?
Primeiramente, se você usa chapinha para modelar, ou secador para secar os fios, deve urgentemente começar a fazer uso de um bom protetor térmico capilar! Gosto muito do Straight Hair da K. Pro! <3 É o meu super favorito, vou ver se faço uma review sobre ele no futuro. Além das hidratações que já citei aqui, opte por produtos voltados ao seu tipo de fio, ou que sejam específicos para cabelos pretos. Isto por si só já vai resolver o problema da falta de brilho! Produtos com proteção solar sempre são uma boa pedida nesses casos, uma vez que o Sol acaba sendo o inimigo dos cabelos brilhosos, heuhe! Além disso, vale a pena utilizar bons produtos hidratantes, à base de óleo, principalmente.

Veja também:

E bom, isto é tudo o que consegui lembrar até o momento.
Caso tenham alguma dúvida, não hesite em comentar! <3
Até logo!