Sexta parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.
Este mês quase esqueço de dar continuação ao projeto Olhar Abstrato. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que estava esquecendo as publicações aqui do blog. Felizmente, reler as minhas metas do mês me lembrou que ainda tenho duas partes deste projeto à atualizar, portanto, não perderemos tempo, hoje trataremos sobre o assunto da regra dos terços. A regra dos terços é outra forma de manter o equilíbrio do quadro, caso você não queira centralizar o tema fotografado. O recurso consiste em simplesmente descentralizar o objeto fotografado para as margens do quadro, mas o cálculo precisa ser gracioso, para o objeto em destaque não ficar muito nas laterais. Uma maneira organizada de fazer isto é calcular mentalmente, como a imagem abaixo sugere:
A ideia é bem simples, mentalize estas três divisões no quadro, e desvie um pouco a imagem principal do centro da composição, tomando cuidado para ela não ficar muito na ponta. Geralmente, o melhor enquadro, nesse caso, é ocupar uma parte do meio, e uma parte lateral. É como faço, mas você pode ter seu jeito.
Vale lembrar também que este cálculo é apenas auxiliar. Uma boa fotografia é, antes de tudo, feita com bons olhos, e cabe à você decidir qual melhor meio para sua composição. Às vezes, usar de alguns conceitos pré-estabelecidos ajuda a compor uma boa fotografia, mas como criar algo novo sem ousar? Portanto, pratique. Eu não sou profissional em fotografia, mas gosto de trabalhar conjuntamente com o que funciona e um pouco de liberdade também, ousando novas composições. Às vezes dá certo, outras não, mas o importante é tentar e trabalhar nossas ferramentas mais preciosas: os olhos.
Conselho do dia: descentralize.
Câmeras: Canon T3i e Nikon Coolpix S3400
muito bom. e o legal disso é que dá pra aplicar essa regra do terço na ilustração também! :) eu tive 3 disciplinas de fotografia na faculdade, e uma coisa que o prof fazia bastante era nos levar nos fins de semana à parques da cidade para fotografar. tinha um colega meu que era muito bom com ângulos. As fotos dele tinha um monte de inclinações. só uma vez consegui fazer o que ele fazia, com uma flor que caia num ângulo, e o horizonte fazia ângulo oposto. é um exercício bem legal, mexer com ângulos do horizonte também. :)
ResponderExcluirNossa, eu sou super à favor de você desenvolver um projeto semelhante a este, só que focado em ilustração. Eu iria adorar acompanhar! Já me passou pela cabeça, mas não faço ideia de por onde começar, até porque não tenho muito estudo na área. Pensa a respeito! *-*
ExcluirE sobre os ângulos, acho que no roteirinho que eu fiz tem um item. Logo mais chego lá! E com certeza, praticando é que dá certo.
Me lembro disso da disciplina de Fotografia na faculdade. Achei muito legal, porque antes nunca tinha prestado atenção nisso! Já falei que estou amando esses seus projetos? Um beijo : *
ResponderExcluirfleurdelune.com.br
Ah, que legal, fico muito feliz em saber disso, me motiva a ir em frente! <3 Obrigada Lett!
ExcluirEssa regra realmente é muito boa, ajuda na hora de deixar a foto com uma ótima composição! Enfim, ótima dica! bjs
ResponderExcluirDe Coturno & Spikes
Obrigada, Camilla! <3
ExcluirEu sei de todas as regras de fotografia mas nunca uso. Acho mó estranho que, por mais que eu planeje o que vou fazer, na hora eu sempre faço sem saber o que tô fazendo. É como se algo me possuísse e eu fizesse sem perceber. Isso aconteceu com as fotos que eu postei do meu TCC, pq naquele dia eu fiz vários planos, com imagens de referência que eu tinha trabalhado, com enfoques que eu queria dar... mas chegou na hora e eu fotografei meio que automaticamente.
ResponderExcluirMas é bem importante pelo menos conhecer essas regras, principalmente pra iniciantes. E antes de tudo, conhecer a sua câmara, pra tirar dela o melhor possível.
Besos <3
Melhor ainda! Costumo pensar que essas regras e conceitos de fotografia servem para auxiliar, para dar uma base, mas se a pessoa quer ousar de outras formas, ou quer fazer uma fotografia diferente, acho super válido! Se você faz sem precisar de nada disso, melhor ainda! <3
ExcluirE disse tudo, conhecer a câmera, e treinar os olhos, é disso que é feita uma boa foto também!
Bjux
Eu gosto bem mais de fotos nesse estilo do que centralizadas.
ResponderExcluirClaro, não é uma regra, e fotos centralizadas também podem ser muito boas. Depende do objetivo né.. mas que eu gosto bastante das descentralizadas, eu gosto! ^^
bjin
http://monevenzel.blogspot.com.br/
Tudo depende do sentimento que se pretende de criar na foto. Os dois estão ai pra diversificar. *-*
ExcluirSim ^^
ExcluirEu vou confessar: a regra dos terços é uma aliada para a vida ehurheurhue! Ajuda como ninguém! Mas também temos que utilizar a criatividade, sempre. Fotografia é criatividade e como você disse, um bom olhar, na verdade um olhar crítico e artístico.
ResponderExcluirBeijos! Ótimo postt!!!!!
madessy.com
Sem dúvidas. Um pouco de técnica ajuda, mas nada salva se não houver criatividade! <3
ExcluirGostei muito dessa dica e das imagens que você escolheu pra ilustrar! Mas, no fundo, é o que você falou: vale mais o olhar do que a técnica. ;)
ResponderExcluirBeijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~
Sem dúvidas. A técnica está ai pra dar apoio, sem um bom olhar, de nada serve. Beijos
Excluir