Quinta parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.
Está sendo bastante gratificante dar continuidade à este projeto. Estou aprendendo muito com o livro Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis, analisando cada capítulo e tentando dar a melhor representação para ele aqui no blog. Os resultados, vocês vem acompanhando por aqui faz algum tempo já. O legal é que já idealizei como será a exposição final, lá em Dezembro. Então, vamos colocar gás no projeto para ele não sair do planejado. Há alguns dias, comentei um pouco sobre closes interessantes, hoje é a vez de discutir o conceito de Simetria!
![]() |
Mogi das Cruzes - Galeria de Imagens |
![]() |
Theatro Municipal, São Paulo |
Na hora de fotografar, sempre procuro pelo equilíbrio, talvez, reforçando o fato de que tenho uma tendência natural de gostar de uma composição mais organizada. Aplicar esse conceito à fotografia é uma maneira muito simples de torná-la bela, uma vez que temos esse instinto natural primitivo pela ordem. A ideia essencial da simetria é criar harmonia e equilíbrio, no entanto, a linha que separa a beleza do tédio é tênue. Sempre devemos ficar atentos para a composição não parecer perfeita demais, dando boas vindas aos pequenos detalhes que fazem da foto algo organizado, mas não excessivamente.
O conceito de simetria é o meu favorito, por isso, foi bem fácil encontrar imagens na minha galeria para representá-lo. Lembrando que para criar uma boa foto, não existem regras, mas existem alguns truques que podem facilitar a composição, a simetria é um dos melhores. Na imagem acima, ainda apliquei o conceito que discutimos anteriormente, dando um close na estrutura que fotografei no Parque Villa Lobos! Essa é uma das minhas fotografias preferidas, pois parece um desenho! Sempre gosto de lembrar aqui que não sou fotógrafa profissional, portanto, fico muito feliz quando sinto que acertei. Esta é uma delas! Nas duas fotografias que abrem a publicação, também podemos sentir que há uma organização no elemento fotografado, que atrai o olhar.
Conselho do dia: encontre o equilíbrio.
Câmeras: Nikon D40 e Princesa Leia
Oie! Adorei seu Blog. E vou procurar por esse livro para melhor as minhas fotos. Confesso que sou péssima. Rs.
ResponderExcluirProcura sim, vale a pena! :)
ExcluirLindas fotos!
ResponderExcluirQue lindo esse teatro em SP. Tô encantada... ^^
bjin
http://monevenzel.blogspot.com.br/
Ele é magnífico, logo mais publico todas as fotos que tirei dele! Sensacional. ♥
ExcluirDeu até vontade de fazer um ensaio nessas escadas com uma roupa meio dark medieval com uma iluminação mais dark também.. acho que ia ficar lindão! haha
ExcluirSeria legal mesmo! Pena que não pode fazer ensaio lá. ):
ExcluirE Monte, eu apaguei sem querer o seu comentário do outro post, não deu nem tempo pra ler. Entrei pra responder pelo celular e meu dedo gordo apertou excluir ao invés de publicar. )))): #eternamentetriste
Também não sou fotógrafa profissional, e nem entendo sobre o tema - diga-se de passagem-, mas essa foto do Theatro Municipal ficou, simplesmente, perfeita, Jaqueline!
ResponderExcluirBeijões! :*
Poxa, obrigada Ma! <3 Fico feliz com seu elogio!
ExcluirAmei, cada foto linda demais, a simetria realmente torna a foto perfeita^^!!!
ResponderExcluirSimetria é um dos conceitos que mais embelezam as fotos. Inclusive, está presente em tudo na natureza, até em nós mesmos. <3
ExcluirAs fotos ficaram lindas, mas essa do theatro municipal ficou demais, gostaria de saber descrever como gostei da foto, mas serve o belíssima mesmo.
ResponderExcluirFiquei contente! A visita ao Theatro é ainda mais inexplicavelmente bela aos olhos! Recomendo caso algum dia venha pra Sampa! <3
ExcluirQue fotos lindas, passam um ar tão (simetrico? hahahaa) puro sabe? De coisa fluida, perfeita, bonita. As medidas ornam e isso brilha aos meus olhos! Gosto demais. Um beijo!
ResponderExcluirEu.Nomadiando
Poxa, que comentário legal, fiquei muito feliz que tenha conseguido atingir o objetivo da publicação! Volte sempre! <3
Excluir