Olhar Abstrato • Simetria

Olhar Abstrato • Simetria

Quinta parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.

Está sendo bastante gratificante dar continuidade à este projeto. Estou aprendendo muito com o livro Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis, analisando cada capítulo e tentando dar a melhor representação para ele aqui no blog. Os resultados, vocês vem acompanhando por aqui faz algum tempo já. O legal é que já idealizei como será a exposição final, lá em Dezembro. Então, vamos colocar gás no projeto para ele não sair do planejado. Há alguns dias, comentei um pouco sobre closes interessantes, hoje é a vez de discutir o conceito de Simetria!
Mogi das Cruzes - Galeria de Imagens
Theatro Municipal, São Paulo
Na hora de fotografar, sempre procuro pelo equilíbrio, talvez, reforçando o fato de que tenho uma tendência natural de gostar de uma composição mais organizada. Aplicar esse conceito à fotografia é uma maneira muito simples de torná-la bela, uma vez que temos esse instinto natural primitivo pela ordem. A ideia essencial da simetria é criar harmonia e equilíbrio, no entanto, a linha que separa a beleza do tédio é tênue. Sempre devemos ficar atentos para a composição não parecer perfeita demais, dando boas vindas aos pequenos detalhes que fazem da foto algo organizado, mas não excessivamente.
O conceito de simetria é o meu favorito, por isso, foi bem fácil encontrar imagens na minha galeria para representá-lo. Lembrando que para criar uma boa foto, não existem regras, mas existem alguns truques que podem facilitar a composição, a simetria é um dos melhores. Na imagem acima, ainda apliquei o conceito que discutimos anteriormente, dando um close na estrutura que fotografei no Parque Villa Lobos! Essa é uma das minhas fotografias preferidas, pois parece um desenho! Sempre gosto de lembrar aqui que não sou fotógrafa profissional, portanto, fico muito feliz quando sinto que acertei. Esta é uma delas! Nas duas fotografias que abrem a publicação, também podemos sentir que há uma organização no elemento fotografado, que atrai o olhar.

Conselho do dia: encontre o equilíbrio. 
Câmeras: Nikon D40 e Princesa Leia