News
Loading...

Acompanhe a Série!

Sci-Fi

Featured Post

Como construir o Guarda-Roupa dos seus sonhos! (Tutorial Completo)

Percebi que há muitas publicações antigas que são boas e decidi repaginar algumas para o BEDA. :3 • • Olar queridos cyberfriends! No t...

Limites da Fundação, Isaac Asimov

Limites da Fundação, Isaac Asimov
Há alguns dias atrás, finalmente terminei mais um livro. Limites da Fundação foi escrito por Isaac Asimov quase trinta anos após a conclusão da trilogia original, a pedido de seus fãs. Narra os fatos que se precederam após os eventos da primeira trilogia. Para quem não sabe, toda a história da Fundação é ambientada no espaço e teve como inspiração o clássico A História do Declínio e a Queda do Império Romano, do historiador inglês Edward Gibbon.
Sobre a História:
Um homem. Um plano. A maior aventura da história da raça humana! | Após quinhentos anos, o plano de Hari Seldon parece seguir seu objetivo sem maiores problemas. De fato, a Fundação agora é a capital de um império que domina metade dos mundos conhecidos. Existe, no entanto, quem duvide da calmaria e do bom encaminhamento do plano, a ponto de acreditar que a Segunda Fundação ainda está viva e que, secretamente, ainda controla o destino de todos. Este é o início de uma busca planetária que esconde segredos e desafia a crença cega sobre os verdadeiros desígnios da Fundação.

Comentários:
Enquanto os primeiros livros contam com diversos personagens, em diversos contextos e avançando rapidamente no tempo, Limites da Fundação trás uma abordagem diferente, pois foca na história do conselheiro Trevize, que desconfia que a Segunda Fundação ainda existe. Por conta de suas convicções, termina exilado pela prefeita de Terminus, Harla Branno, junto com o historiador Pelorat, em uma nave espacial gravitacional de última geração para procurar pela relíquia perdida: a Terra. Mas tal missão é, inicialmente, apenas um disfarce para sua procura pelo inimigo. Durante a história, temos contato com outros personagens também importantes como o Orador Gendibal, e a figura importante de Júbilo, no final. É bem interessante como aqui neste livro, várias lacunas dos livros anteriores são supridas, como por exemplo, da onde surgiu o Mulo e a justificação de seu poder de controlar mentes. A ênfase num futuro galático unificado como um super organismo, e a hiper valorização da natureza e seu equilíbrio pelos seres de Gaia beira o Paganismo! É realmente inspirador pensar em um mundo inteiro convivendo simbioticamente dessa forma.

De certo modo, para quem se interessou pela história, é possível ler este livro sem ter lido os demais. A história por si se sustenta, e breves explicações do que ocorrera anteriormente são devidamente citadas, para ambientar o leitor. No entanto, a leitura se torna ainda mais enriquecedora quando se já leu os livros anteriores. Dentre os aspectos que mais me chamaram a atenção, a memória perdida de que um dia existiu a Terra, agora transformada em um mito, é um deles. Como um único planeta poderia ter sido o início de tudo e o único habitado em uma galáxia com mais de bilhões de planetas habitados? Parece loucura, se pensar no contexto! A humanidade está avançando há tanto tempo que os olhares se voltam apenas e exclusivamente para o futuro, enquanto o passado jaz esquecido e mitificado. Outro fato incrível é que nos depararmos com as referências às Leis da Robótica, ao final do livro, que é um assunto que Asimov explora em outros livros como As Cavernas de Aço e Eu, Robô, minhas próximas leituras. Todos os mistérios e peculiaridades de Gaia; a suposta origem da humanidade esquecida; e todo o segredo envolvendo os robôs, que estavam alcançando até mesmo qualidades intrínsecas de um ser humano, contribuem pra tornar este livro fantástico e merecedor de muitos prêmios e adaptações! O livro tem 403 páginas e foi publicado pela Editora Aleph!

Recomendo muito pra quem curte ficção científica!

8 comentários:

  1. Que bacana, não conhecia^^!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara que legal essa ideia do livro. Acredito que eu deva ler um dia desses haha. Adorei a indicação grrl! Beijão!

    http://omeunaoincrivelmundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se curte ficção científica, com certeza vai gostar Myrix! <333 Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Ô menina de "baum" gosto!!!!! Parabéns pela bela resenha, Jaque!! Como digo...Asimov, é amô! :D
    Beijokas mil
    GalmNoir

    ResponderExcluir
  4. Parece bom. Vou anotar a dica pra quando for olhar livros novos ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar bastante, tenho ctz, menine! *-*

      Excluir

As opiniões expressas nos comentários não necessariamente refletem a opinião da autora do blog.
Seja bem vindo para deixar seus comentários e volte sempre, pois adoro respondê-los! :3
If occasionally you are a foreign reader, you can contact me in english too! Be welcome! ♥