• Cronograma Capilar • Reconstrução

• Cronograma Capilar • Reconstrução

Finalizando as publicações sobre o Cronograma Capilar, hoje falaremos sobre a Reconstrução.

O que é?
Nem só de Hidratação e Nutrição vivem os fios, é necessário também que sua massa seja reposta periodicamente, é aí que entra o papel da Reconstrução! Os fios perdem sua massa principalmente devido à processos químicos agressivos, como por exemplo: a descoloração, tinturas excessivas, etc. Quando ocorre essa perda de massa, os cabelos passam a ficar com um aspecto elástico, geralmente quando molhados, e quebradiços, quando secam. Cabelos muito elásticos e quebradiços tendem à romper-se com muita facilidade - até mesmo ao pentear! É assim que ocorre um corte químico. Pode-se concluir então, que o corte químico é um dos piores problemas capilares, pois quando ele ocorre, não há volta. Uma vez que o cabelo "cai", não há maneiras de recuperá-los, mas enquanto ele ainda está elástico, há uma solução: a reposição de massa! Até aqui, vocês já devem ter ligado os pontos e concluído que repôr a massa significa reconstruir o fio, mas então, como fazer isso?

Vale lembrar que todo cabelo quimicamente tratado necessita de reconstrução, pois essa reposição de massa os mantém fortes e prevenidos contra as quebras e cortes químicos. Dificilmente um cabelo virgem precisará de reconstrução, no entanto, é sempre bom fazer nem que seja uma vez ao mês, para fortalecê-los. Também gostaria de enfatizar que o problema aqui discutido é a quebra dos fios e não a queda, que é um problema associado ao couro cabeludo e pode ter diversas outras causas.

Como fazer?
Invista em produtos com alto teor reconstrutivo, como por exemplo: máscaras repositoras de massa à base de queratina, que é a principal constituinte dos fios. A Queratina é uma proteína sintetizada pelos animais para formar diversas estruturas do corpo, uma dessas estruturas são os cabelos (pelos), logo, a reposição de massa deve ser feita com essa mesma proteína. No entanto, ela também é formada por diversos aminoácidos que também podem "ajudar na causa", que são: a cisteína e arginina, portanto, máscaras com esses dois últimos princípios ativos também podem ser usadas para reconstrução.

Costumo utilizar uma linha completa para a fase de reconstrução. Como faço várias descolorações durante o ano, é uma prevenção que precisa ser muito bem feita em cabelos como os meus, para prevenir cortes químicos e cabelos fragilizados após esses processos químicos. Portanto, a reconstrução é uma das fases mais importantes do Cronograma para mim.

Atenção! Muito cuidado com o excesso de reconstrução, pois o acúmulo de muita massa pode enrijecer o fio e como consequência, ele pode partir-se. Saiba identificar quando seu cabelo realmente necessita de massa e faça os tratamentos com moderação, alternando entre as demais fases do cronograma com equilíbrio. É por esse motivo que as fases de reconstrução são mais espaçadas. Em casos de urgência, quando o fio precisa muito de massa, as reconstruções são mais frequentes, no entanto, é necessário saber quando diminui-las, para não ocorrer o efeito oposto.

Princípios ativos reconstrutores:
O principal princípio é a queratina, porém, cosméticos à base de cisteína, creatina, arginina, colágeno, também cumprem com papel reconstrutor. É muito importante observar o rótulo e constatar se esses princípios estão "em primeiro plano", ou seja, mais próximos do início da composição, para que a máscara realmente tenha um alto teor de reconstrução. Para quem não sabe, as composições dos cosméticos são organizadas por ordem decrescente de quantidade, ou seja, do componente em maior quantidade para o de menor quantidade. Por exemplo: um cosmético que tenha em primeiro lugar o componente "Aqua", significa que é composto em maior quantidade por água, e assim por diante.

Cosméticos reconstrutores que indico:
Assim como nas demais publicações, aqui também irei indicar produtos que utilizei/utilizo na fase de Reconstrução do meu Cronograma e deram/dão certo para mim. Gostaria de ressaltar que cada cabelo reage de uma forma à cada produto, portanto, a listinha serve como indicações para quem não sabe bem o que utilizar e precisa de uma ajudinha. É claro que vocês podem deixar sugestões do que usam nos comentários! 
Linhas reconstrutoras:
• Linha RMC Gold Black, Amend Cosméticos
• Linha de Reconstrução, Acquaflora

Máscaras Reconstrutoras:
• Repositor de Massa Capilar Gold Black, Amend Cosméticos
• Máscara de Reconstrução, Acquaflora

Outros:

Deixem seus comentários, sugestões e indicações de produtos também! :3