Fundação e Império e Física Quântica

25.3.18

Assim como prometido no último vídeo o qual, dentre outras coisas, mostro minhas leituras recentes, decidi escrever sobre minhas leituras de Física Quântica. Aliás, eu já devo ter falado aqui em algum texto anterior, mas pra quem ainda não viu, tem um vidjo novo no canal comentando a mudança de nome do mesmo, e inclusive, também fiz essa mudança aqui no blog. Vou deixar o 4sphyxi4 apenas na URL mesmo, mas de agora em diante, decidi usar o meu nome pra simplificar. Eu achei muito legal a aceitação do vídeo, a gente sempre pensa que ninguém está nos assistindo, mas estou gostando dos resultados que tenho visto através dos likes e mesmo nos poucos comentários, heuhe! E bom, voltando ao assunto...


Eu sempre me surpreendo quando leio (neste caso, uma releitura! Veja o primeiro post aqui) Fundação e Império! Aliás, estes livros do Asimov são os meus favoritos de ficção científica! Acredito que serão os livros que levarei comigo onde for, e dos que não abro mão. Bom, hoje, depois de conhecer um pouco mais sobre a Física Quântica, que é algo que comecei a ler muito recentemente, percebo o quanto há deste conteúdo na obra do autor! Depois de pensar mais a respeito da vida dele, que não conheço muito, mas um dos dados que sei é de que era um bioquímico, portanto, um cientista, me parece mais claro. Sempre consegui enxergar muita psicologia e sociologia nos livros dele, sobretudo em Prelúdio à Fundação, e bom, nesta trilogia original, neste segundo título, consegui perceber mais sobre a FQ, talvez pelo fato de estar estudando isto no momento. Gosto muito destes livros porque enxergo muita lógica, assim como comentei em uma publicação anterior sobre Fundação (o primeiro volume da trilogia), parece bobo, mas já percebi bastante semelhança na resolução dos problemas reais... quase sempre a saída está na paciência, e a solução sempre vem. FQ é um assunto bem amplo na verdade, e talvez eu esteja enxergando este assunto em todos os lugares mais pelo fato de estar estudando e passando a compreender melhor agora, do que pela obra em si... já que é algo que está em todos os lugares, mas vou falar melhor sobre isto.

Tem reviews e comentários deste e dos demais livros do autor aqui no blog, confira tudo aqui!

Agora comentando mais à respeito de Física Quântica, vou apenas contar minha história. Eu conheci o assunto muito "por acaso", quando estava assistindo vídeos sobre espiritualidade no YouTube. De maneira geral, Teologia sempre foi um assunto que muito me interessou, e já li bastante coisas à respeito. Parece meio que natural evoluir de espiritualidade pra este tema, e vindo da ficção científica também, porque depois de assistir muitos vídeos, tudo parece muito ficção científica mesmo, heuhe! Tanto é que até agora, eu ainda me considero super noob iniciante no assunto, pra ser sincera. Comecei assistindo aos vídeos do Hélio Couto, e depois, em um dia que estava passeando numa livraria, acabei indo parar de uma maneira bem inesperada na seção de exatas e havia o livro 50 Ideias Sobre Física Quântica, este acima, na prateleira. Não podia ser coincidência, né, então, decidi comprar. De fato, demorei pra terminar de ler porque a mais pura verdade desta vida é que eu sou péssima em exatas, e pra piorar, não tenho paciência. Mas tudo bem, eu meio que já aceitei isto desde o Ensino Médio, heuhe! Porém, é uma área que eu admito ter muita admiração, eu acho genial, portanto, gosto de ler à respeito, mesmo não sendo boa nos cálculos. O livro foi um mistério pra mim, porque algumas coisas conseguia compreender, e outras não, e também cheguei a ver alguns vídeos no Youtube pra complementar a compreensão, mas é bem complexo pra quem não manja de Física pra ser sincera, heuhe! Mesmo assim recomendo a leitura porque "há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a vossa vã filosofia", hahua! É bem provável uma releitura futura minha, muito provável.


Por fim, seguindo a vida de coincidências ~que não existem~, decidi fazer um pedido diferente pra Editora Aleph na última parceria, e recebi o livro A Física da Alma do Amit Goswami. De um modo muito geral, achei o livro um pouco vago, embora bastante consistente em alguns aspectos. Vago no sentido de que há muitos questionamentos por parte do autor, o que é totalmente compreensível devido aos assuntos que aborda, como espiritualidade, vida após a morte, e afins, e consistente em pesquisas e algumas respostas. Sempre considerei este assunto muito pessoal, portanto, cada pessoa pode ter a própria interpretação à cerca do livro, aliás, é isto o que costuma acontecer em todas as leituras, né. O aspecto que não me atraiu muito fora as várias referências às religiões que pra ser muito sincera, é um assunto que prefiro não aprofundar. Aliás, eu costumo ver as religiões de uma forma muito pessoal que prefiro guardar pra mim, e bom, no fim das contas, o que realmente vale é manter o respeito por todos. Até porque se os preconceitos dentre elas não existissem, muitos problemas seriam evitados na humanidade. Esses dias, ouvi em um vídeo de uma Bispa que eu acompanho pela internet que todo o problema do mundo é espiritual, e eu concordo muito com ela. E este pensamento de nada tem a ver com a religião, exatamente. Bom, de modo geral, gostei da experiência de ter lido e recomendo a leitura para os interessados sobre estes assuntos! É o tipo de livro que reviews são inúteis, você precisa ler e concluir suas opiniões por si só.


E bom, assim como mostrei no vídeo, estas são as minhas leituras atuais, acho que o único que não comentei foi o Alex no País dos Números, mas talvez futuramente falarei sobre ele aqui, este é sobre Matemática. Me lembra muito um livro que li no colégio que era similar, mas pra adolescentes. E bom, estes são os livros que tenho lido no momento, embora esteja atentada a desistir da leitura de alguns pra simplificar a minha vida já que eu me conheço, tenho essa mania de querer fazer mil e uma coisas de uma só vez. E ah! Comecei o Segunda Fundação, que não está na foto, e é o último volume da trilogia do Asimov. Tô pensando em focar somente nele e nos estudos de Inglês mesmo de agora em diante. Let's see...

Comenta aí ou no vidjo quais destes livros vocês já conheciam!
O que pensam sobre o assunto também, e tudo mais!

You Might Also Like

0 comentários

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

LOOKS

YOUTUBE

INSTAGRAM