Pedra no Céu, Isaac Asimov

9.1.18

Olar queridos cyberfriends! Confesso que ando meio relapsa com minhas leituras, mas não estou me cobrando tanto. Não mais! Porém, das minhas leituras de Dezembro, finalmente terminei mais um livro e estou prontíssima pra aproveitar aquele sentimento de liberdade antes de escolher um livro novo... Já tenho alguns em mente que na verdade, são releituras, e inclusive, tenho pensado muito sobre isso. Às vezes, acaba compensando mais reler com profundidade, e um outro olhar (causado pelos anos e experiências de vida / aprendizados, talvez?!) livros que marcaram muito a nossa vida. Bom, sem mais filosofias, vamos à Pedra no Céu, livro do Isaac Asimov, publicado no Brasil pela parceira Editora Aleph!
Sobre a história: Escrito originalmente como um conto, Pedra no Céu foi ampliado pelo autor para se tornar seu primeiro romance publicado em 1950. A trama se desenrola no mesmo universo da série Fundação e também se conecta com a Série dos Robôs. Além de interconectar as obras do Bom Doutor, já apresenta temáticas que seriam muito trabalhadas em sua trajetória: experimentos em laboratórios, poderes psíquicos, viagem no tempo, conflitos políticos e estudos de física e biologia. A trama se passa milhares de anos no futuro e a Terra é um planeta radioativo e quase inabitável, ridicularizado pelo Império Galáctico. E é para esse tempo que Joseph Schwartz viaja involuntariamente. Sem compreender o idioma da época, o sexagenário se torna um estorvo para os cidadãos, principalmente graças a uma rigorosa lei que condena à morte quem completa 60 anos. Schwartz acaba como cobaia do cientista Affret Shekt, que o submete, sem seu consentimento, a experimentos científicos que vão mudar seu corpo e o destino da Terra. A ilustração da capa é original da edição de 1974 e foi criada pelo lendário Peter Elson – ilustrador de vários livros de ficção científica da década de 70 e 80. Pedra no Céu é um complemento de outras obras do autor e é considerada uma porta de entrada para apresentar o universo de Asimov.


Comentários: Bom, nem preciso começar dizendo que Asimov é um dos meus autores de ficção científica favoritos porque disso todos vocês já estão cansados de saber, não é mesmo?! Hauha! Há algum tempo atrás, eu havia me programado para ler todos os livros deste autor que tivessem sido publicados aqui no Brasil pela Editora Aleph, tanto por eu ser uma big fã das histórias, tanto pela editora ser parceira do blog. Este era o último que faltava, se bem que fora publicado após eu ter finalizado a primeira meta. Posso me considerar em dias, então. E eu adorei o livro! Confesso que demorei pra ler, mas é um livro que quando você começa, vai até a metade fácil. Nem preciso comentar os assuntos abordados, né... viagens no tempo, e toda essa parada de telepatia me fazem refletir sobre a física quântica, pra ser sincera. Já falei que adoro como o autor sempre insere assuntos pertinentes em seus livros?! Achei muito interessante a abordagem realista de aspectos da ciência neste livro. Acho que não é mais surpresa pra ninguém que a FC é um gênero que conversa diretamente com a realidade, né... Valeu muito a pena ler!

Estou com algumas ideias novas pra mudar um pouco a forma que venho fazendo as reviews de livros por aqui, então, aguardem novidades! Aliás, após eu abraçar o Youtube também, a criatividade despertou bastante e estou pensando em formas de inserir mais ficção científica no meu canal! Caso vocês tenham alguma sugestão e ideias, deixem nos comentários também! Comentem também se gostariam de ler este livro! Um grande beijo e até o próximo texto!

You Might Also Like

0 comentários

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

PORTFOLIO

YOUTUBE

INSTAGRAM